Ganhar ou Perder?

E aí, também já se contagiou pelo clima de Olimpíada? Tive a oportunidade, única, de assistir os jogos olímpicos. Eu vivo dizendo que nada se compara a estar presente. Há uma espécie de energia que só quem está lá consegue vivenciar. Não acredita?

Experimenta assistir um show ao vivo ou ver o DVD em casa depois.

Ah, Elvio, mas o som em casa é melhor, dá pra ver melhor o artista…

Concordo. Mas a experiência de ter ido ao show é incomparavelmente melhor. As lembranças de ter ido a um show permanecem vivas na memória por muitos e muitos anos. Agora, pergunto: você lembra do último show em DVD que você assistiu?

Acredito que não…

Enfim, assisti a dois jogos do Brasil. Partidas disputadas. A torcida da Holanda gritava de um lado, a brasileira gritava do outro. A competição não era só em quadra: era também na arquibancada.

Sem brigas, sem xingamentos.

Perdemos as duas partidas. E foi divertidíssimo…

Lembro de ter ouvido, algum tempo atrás que

A vida é sobre escolhas.
Não importa o que você decide, sempre você ganha.
E sempre você perde.

Fazer escolhas é optar por ganhar algo (que muitas vezes nem é exatamente aquilo que você mirava) e também optar por abrir mão de algumas oportunidades.

No fim das contas, o que interessa é saber se você tem clareza das escolhas que está fazendo. Parafraseando Um Curso em Milagres, onde você tem colocado sua atenção: no medo? Na escassez? Ou no amor e abundância?

Quando você perde, você pode colocar sua atenção na derrota. Mas também pode colocar sua atenção no aprendizado, na experiência, na oportunidade única de estar vivendo essa jornada.

A vida é curta. Aproveite a viagem.